Google
 

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Fernando Guedes

 

FernandoGuedes

Fernando Guedes (n. Porto, 1 de Julho de 1928) é um escritor e editor português que se dedicou essencialmente à poesia, às belas-artes e à história da cultura.

É considerado um poeta da geração da Távola Redonda, assim designada porque diversos poetas publicavam os seus poemas na revista Távola Redonda.

Dentre as revistas em que colaborou a partir de 1950, pode citar-se a Tempo Presente que dirigiu de 1959 a 1961.

Foi o fundador da Editorial Verbo em 1958, continuando ainda no cargo de Presidente do Conselho de Administração (2007).

Chefiou a direcção do Grémio Nacional de Editores e Livreiros no período compreendido entre 1968 e 1972 e mais tarde no período compreendido entre 1982 e 1986, chefiou a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros que substituiu o Grémio entretanto extinto.

Ocupou diversos cargos em diversas instituições como Conselho Consultivo do Instituto Português do Livro, Comissão Nacional para a Língua Portuguesa, Conselho Superior das Bibliotecas Portuguesas, Consultor da CEE e da Unesco, Presidente da Federação dos Editores Europeus (1988 a 1990), Presidente da União Internacional de Editores (1992 a 1996) e Vogal do Conselho Superior da Universidade Católica Portuguesa , Académico efectivo da Academia Nacional de Belas-Artes, Academia Portuguesa da História e Associação Portuguesa de Historiadores da Arte.

Foi também um dos fundadores da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa e um dos fundadores da Fundação de Serralves na qualidade de Presidente do Grupo Sogrape.

Fernando Guedes juntamente com José Carvalho Branco é proprietário da Livraria Leitura, situada na Rua de Ceuta na cidade do Porto e fundada em 1968. Mais tarde abriu diversas livrarias na região do Porto, em Lisboa e em Viseu.

Diversos

  • Em 2006, no Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro, Fernando Guedes apresentou uma comunicação sobre o tema “Notícia de um fracassado negócio de escravos em tempos do marquês de Pombal”.
  • Na Sociedade Histórica da Independência de Portugal foi presidente de júri na qualidade de representante da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, na atribuição do prémio “Livro” atribuído ao livro “O Mito de Portugal. A Primeira História de Portugal e a sua Função Política” de José Eduardo Franco.

Prémios

  • Doutoramento Honoris causa pela Universidade Internacional Menendez y Pelayo, de Santander.
  • Presidente honorário da União Internacional de Editores.
  • Colar de sócio correspondente português do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.
  • Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro (Câmara Municipal do Porto)
  • Prémio Antero de Quental com a obra “A viagem de Ícaro”.
  • Prémio Nacional de poesia com a obra “ Poesias escolhidas 1948 – 1968 (1968)”.
  • Prémio Gulbenkian de História Moderna.
  • Recebeu condecorações do governo português, francês e da Santa Sé.

Fonte: pt.wikipédia

Sem comentários: