Google
 

sábado, 7 de junho de 2008

João Braz

JOAO BRAZ

 

João Braz Machado (São Brás de Alportel, 13 de Março de 1912 - Portimão, 22 de Junho de 1993), foi um poeta, jornalista e escritor português.

Tendo ganho o seu primeiro prémio em concurso de poesia aos 13 anos, veio a ser, por diversas vezes, eleito "Príncipe dos Poetas Algarvios", obtendo a consagração máxima em 1951, quando foi aclamado "Príncipe dos Poetas Portugueses", nos Jogos Florais Nacionais.

Foi eleito membro da Associação Internacional de Poetas de Cambridge.

Os seus versos foram declamados por alguns dos maiores declamadores nacionais, como João Villaret e Natália Correia, entre outros.

Como jornalista, João Braz foi fundador e director de "A Rajada", tendo colaborado nos jornais "O Diabo", "Ala Esquerda", "Vibração", "Espectáculo", "Artes e Letras", "Diário de Lisboa", "Diário Ilustrado", "Correio do Sul", "Jornal do Algarve" e "Diário do Alentejo".

Autor de peças de Teatro e de Revistas, sendo uma delas (Máscaras) em verso.

Galardoado com o Diploma de Mérito Municipal pela Câmara Municipal de Portimão em 1992, foi homenageado no ano seguinte pela mesma autarquia, com a realização no seu Salão Nobre do sarau de poesia "João Braz Poeta de Portimão".

O seu nome figura na toponímia da cidade de Portimão e, desde 2005, existe uma estátua sua, em bronze, da autoria de Arlindo Arez, na zona ribeirinha da cidade.

(wikipedia)

Sem comentários: