Google
 

domingo, 5 de abril de 2009

António Cândido Gonçalves Crespo

 António Gonçalves Crespo

António Cândido Gonçalves Crespo (1846-1883) nasceu nos arredores do Rio de Janeiro, filho de um negociante português e de uma mestiça, vindo para Portugal com dez anos de idade. Formou-se em Direito na Universidade de Coimbra em 1877,  sendo colaborador do jornal “A Folha”, de que era director João Penha, poeta que introduziu em Portugal o Parnasianismo.

Naturalizou-se português, porque adoptou Portugal como pátria e porque para exercer advocacia tinha que ser português. Casou, em 1874, com a escritora Maria Amália Vaz de Carvalho (1847-1921) e, graças a ela e à sua roda de amigos, fez carreira no mundo das Letras e também na política, pois chegou a ser deputado às Cortes, pela Índia, em 1879 .

De saúde débil, contraiu tuberculose, tendo vindo a faleceu dessa doença, aos 37 anos, em 1883 .

Gonçalves Crespo foi influenciado pela escola parnasiana, notando-se nas suas obras poéticas o abandono da estética romântica. As suas poesias foram reunidas nas colectâneas Miniaturas (1870) e Nocturnos (1882). Tendo casado com a escritora Maria Amália Vaz de Carvalho, escreveu em colaboração com ela o livro Contos para os Nossos Filhos, publicado em 1886.

Em 1887, são publicadas as suas "OBRAS COMPLETAS" prefaciadas por Teixeira de Queirós e Maria Amália Vaz de Carvalho .

Fonte: Tripod.com

1 comentário:

Judô e Poesia disse...

Venho acompanhado "Poemas & Poetas" com admiração sincera, e, após novo aprendizado, me detenho para deixar abraços e agradecimentos, do amigo do Brasil, Domingos.