Google
 

sábado, 20 de dezembro de 2008

Filinto Elísio

Que Mimoso Prazer!

1

Que mimoso prazer! Teu rosto amado

Me raiou na alma! Oh astro meu luzente!

    Desfez-se em continente

    O negrume cerrado,

Que me assombrava o coração aflito,

Em saudades tristíssimas sopito.

2

Bem, como quando aponta o sol radiante

Pelos ervosos cumes dos outeiros;

    Fogem bruscos nevoeiros,

    Da roxa luz brilhante;

Assim, mal vi teu rosto, assim fugiam

As Mágoas, que de luto a alma cobriam

3

Quem sempre assim de amor nos brandos laços!

Doces queixas de amor absorto ouvira!

    Da idade não sentira

    O voo. Entre os teus braços

Me corte o fio, com a fouce, a Morte;

Que perco a vida, sem sentir o corte!

4

Se a meiga Vénus, se o gentil Cupido

Cede a meus votos, cede à minha Amada:

    Se esta união prezada

    Não rompe um Nume infido...

Não dou por mais feliz o vil Mineiro

Sobre montes de sórdido dinheiro.

5

Não dou por mais feliz o Rei no trono

Lisonjado de Cortesãos astutos.

    Já meus olhos enxutos,

    Já alegres dão abono

Do gosto, em que se engolfa o peito, ao ver-te,

Dos sustos, que se afastam, de perder-te.

6

Amor quanto é maior, mais é medroso:

Descora, que lhe fuja o bem ganhado.

    Quase vejo roubado

    O Bem mais precioso...

Das mãos m'o arrancam!... Márcia! e tu - consentes?

Ah! Não digas, que me amas... Márcia... Ai... Mentes.

7

Quero deixar-te. — Antes que tu te enlaces

Nos braços desse, que de Ti me priva.

    Resgato a alma cativa,

    Antes, que a eles passes.

Não quero ver, em teus grilhões atado,

Lograr-se outrem dum Bem, a mim roubado.

8

Irei vertendo lágrimas iradas

Por essas nuas praias arenosas:

    Às Naiadas piedosas

    Minhas queixas magoadas

Irei contar. Irei cravar no peito

Um punhal, vingador de meu despeito.

9

Não, linda glória desta vida tua;

Despe os temores de eu querer deixar-te

    Eu! — Que jurei amar-te! —

    A sorte amarga e crua

Não fará que perjure a sã vontade

De amar em Ti a minha Divindade.

10

Não Inconstância, não os Desfavores

Menos puro farão meu canto amante.

    Que eu falte a ser constante

    Aos olhos roubadores,

Às faces de carmim, madeixas de ouro,

Em quem Vénus, e Amor põem seu tesouro!

11

Vivas ausente, ou vivas sempre à vista,

O teu Filinto há-de adorar-te puro.

    Tens meu peito seguro,

    Tens segura a conquista:

Nem doutra sorte esses teus olhos rendem,

Nem estes meus outra adorar pretendem.

12

Jurei a Amor em teu altar sagrado

De agasalhar no seio a Lealdade.

    Não temas falsidade

    Num coração honrado.

Não quebrarei o juramento amante,

Que fiz ao Deus, que fiz ao teu semblante.

Filinto Elísio, in "Miscelânia"

Sem comentários: