Google
 

sábado, 28 de março de 2009

António Botto

Cantiga

Se os meus olhos te incomodam

Quando estou na tua frente

Desde já posso arrancá-los

Para te amar cegamente.

Seja o que for, não me importa,

Mas sei que não é por mim

Que os teus nervos adoecem

E andam sem governo, e assim...

Outra vida, não a minha,

Outro abraço e outro beijo

Te perturba e te desvaira

- Não mintas!, porque eu bem vejo!

Mas, continua, vai indo

Sim, vai até te cansares!,

Para ver o que tu contas

Se algum dia me voltares!

Não te incomodes comigo.

Nas lágrimas também há

Satisfação e conforto;

Nem tudo o que alguém nos mata

Fica perdido ou é morto.

O coração ressuscita

Muita coisa que julgámos

Esquecida para sempre

Nas sombras da realidade;

O coração tem uma vida

Que pode tudo no mundo,

Chama-se apenas: Saudade!

Com ela é que eu vou vencendo

Este grande desalento

Que apaga os gritos da carne

Em falas do pensamento!

Agarro-me às sensações

Que foram o dia de ontem

- Felicidade sem névoa

Dos nossos dias felizes!

E fico a chorar de raiva

Por não ver bem a mentira

Que há nos silêncios marcados

De tudo quanto me dizes!

Acabou-se. E tu desculpa.

Falei, agora, e não digo

Nunca mais uma palavra

Acerca do nosso amor.

Fica por lá se quiseres

Até mudares ou seres

Numa nova reacção,

Límpida, pura, fremente,

Outra tortura presente

Na minha humilde paixão!

Outro céu, outro destino,

Ou outra condenação!

Sem comentários: